Páginas

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

NOVO TEXTO DO PL 122 EXCLUI A PALAVRA "HOMOFOBIA" E PREVÊ RESPEITO A CULTOS;JEAN WYLLYS,Q DIFICILMENTE SERÁ REELEITO, CRITICA "LOBBY FUNDAMENTALISTA CRISTÃO"



O novo texto substitutivo do PL 122 apresentado nesta quarta-feira, 11 de dezembro, pelo senador Paulo Paim (PT-RS) exclui a palavra “homofobia” de seu conteúdo, e inclui outros dispositivos que resguardam a liberdade de crença e expressão.
De acordo com informações do site do Senado, foram incluídos dispositivos no projeto de lei que protegem a liberdade de expressão em templos e eventos religiosos, exigem respeito a templos e eventos religiosos no caso de manifestações afetivas e a inserção de todos os tipos de preconceito como alvo das penas da lei, assim como a exclusão do artigo 3º, que previa a tipificação de injúria a alguns dos casos
Lobby LGBT
O sociólogo Thiago Cortês, colunista deste portal, publicou artigo em que alerta para possíveis armadilhas do novo texto do PL 122: “Os militantes não esconderam a alegria diante do apoio que receberam do Partido dos Trabalhadores (PT), particularmente do autor do substitutivo, senador Paulo Paim, que diz ter ouvido a todos, mas que trabalhou desde o começo em sintonia com a militância”, afirmou.
Presente à reunião, Cortês diz que “os grupos ligados aos interesses LGTB tomaram o local da reunião em gritaria contra os valores tradicionais, hostilizando os defensores da família”, e acrescenta: “É um engano imaginar que eles estejam realmente interessados em defender a vida e o bem estar dos homossexuais, que eles dizem representar. O PLC 122 (incluindo original e substitutivo) não se propõe a proteger homossexuais de atos de violência. Até mesmo porque isso a legislação já garante. O que ele faz é avançar sobre a moralidade e a cultura para, com a desculpa de combater a homofobia, cooptar as instituições em favor do lobby LGBT”, opina.
Cortês conclui seu artigo dizendo que “a finalidade primária do PLC 122 é a de garantir punição legal, processos judiciais e perseguição estatal a todos aqueles que manifestarem ideias contrárias à visão unidimensional que a militância gay tenta impor à sociedade, além de incorporar ao ordenamento jurídico brasileiro a ideologia de gênero”. Leia a íntegra do artigo aqui.
Jean Wyllys protesta
Usando seu perfil no Twitter, o ativista gay e deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) atacou o senador Walter Pinheiro (PT-BA), acusando-o de atrapalhar o andamento do PL 122 por ser um “fundamentalista cristão”.
“Acabo de saber, de fonte confiável e honesta, que o grande empecilho à tramitação do PLC 122 é o senador Walter Pinheiro (PT-BA). Pinheiro está obstruindo, nos bastidores, não só o PLC 122, mas também as metas do PNE que reconhecem diversidade de gênero e orientação. Pinheiro é fundamentalista cristão e tem servido de porta-voz das pressões das lideranças cristãs fundamentalistas sobre o governo. Walter Pinheiro tem isolado a senadora Ana Rita (PT-ES), que é a favor do PLC 122, e tentado cooptar Paulo Paim (PT-RS, que vem cedendo”, escreveu o parlamentar.
Indignado, Wyllys criticou a suposta atuação do senador petista contra o PLC 103/2012, que refere-se ao Plano Nacional de Educação (PNE) e possui dispositivos que tratam da orientação sexual e gênero. Caso seu texto seja aprovado como está proposto, a legislação abriria uma brecha para que educadores de todo o país estimulem as crianças ao conhecimento sexual ainda na infância.
“Aliás, autoridades do governo Dilma estão reunidos
Novo texto do PL 122 exclui a palavra “homofobia” e prevê respeito a cultos; Jean Wyllys critica “lobby fundamentalista cristão”agora no Palácio do Planalto para discutir as mudanças no PNE propostas pelas igrejas. Os ‘lobistas’ das igrejas invadiram o Senado hoje de manhã e superlotaram as caixas dos senadores com emails contra as metas do PNE”, reclamou Wyllys.
Por Tiago Chagas
,

Nenhum comentário:

Postar um comentário